top of page

Nosso Blog

  • Dr Tomimura

A Polêmica a respeito do iodo

Atualizado: 23 de set. de 2019


fonte imagem: mdemulher.abril.com.br

Devido a diversos textos e vídeos na internet de um médico famoso mas com credibilidade muito longe da unanimidade entre os médicos, preciso dar minha opinião a respeito da suplementação de iodo. As nossas necessidades de ingestão diária de iodo podem variar de 90 a 150 mcg por dia. Entenda que 1 mg é 1000 mcg e que 1 grama (g) é 1000 mg.

Sendo assim, 1 g significa 1.000.000 mcg. São alguns zeros, certo?! Dito isso, precisamos saber que por normas nacionais o nosso sal de cozinha é iodado obrigatoriamente. Bom lembrar que a indústria de alimentos usa este mesmo sal iodado na sua produção. Há mais de 40 anos o nosso sal é iodado.

Em abril de 2013 houve uma diminuição no conteúdo de iodo em nosso sal. Desde então está regulamentado que todo sal precisa ter 15 a 45 mg por kilo ou seja, 15 a 45 mcg por grama. Desta maneira, se ingerirmos 6 a 10 gramas de sal por dia, estaremos consumindo a quantidade de iodo que nosso corpo precisa.

Vale lembrar que naquele "saquinho de sal" do restaurante temos 1 grama de sal. É só um pouquinho, certo? Então, convenhamos! Ninguém precisa suplementar iodo no dia a dia. A exceção é a situação da gestação mas por isso que se recomenda suplementações outras além do iodo.

Bom, deficiência de iodo é bem difícil de acontecer.

Será que o excesso pode fazer mal? Esta dúvida eu deixo para o próximo blog.

325 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Infiltração
bottom of page