top of page

Nosso Blog

  • nataliacassin

Os Benefícios do Café

Atualizado: 19 de mai. de 2020


   O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo, inclusive no Brasil. A maioria dos brasileiros tem como hábito consumir desde a primeira refeição. Pesquisas apontam que apenas o cheiro do café já estimula o cérebro a funcionar de forma mais eficiente.

    Há tempos o consumo de café gera controvérsias com relação a saúde, desde 2016 essa bebida foi retirada da lista de produtos cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atualmente, pesquisas apontam que o consumo desse alimento aumenta a longevidade e gera muito mais benefícios que prejuízos à saúde, para a felicidade dos amantes de café.

   Do ponto de vista nutricional, o café é um alimento funcional que possui baixas calorias e é composto por cafeína, sais minerais, vitaminas, lipídeos, aminoácidos, vitamina do complexo B e ácidos clorogênicos. Essas substâncias possuem ação anti-inflamatória, termogênica e antioxidante que proporcionam benefícios como:

  • Melhora do desempenho físico;

  • Aumento da concentração;

  • Bom humor;

  • Prevenção de doenças como Diabetes tipo 2, LDL colesterol, Alzheimer e Parkinson;

  • Aumento da taxa de Metabolismo Basal, contribuindo com o emagrecimento.

    Para se obter esses benefícios é fundamental que o café seja preparado da forma mais tradicional, utilizando filtros de papel ou tecido, pois o preparo do tipo expresso, prensa francesa ou italiano, deixam passar substâncias gordurosas que aumentam consideravelmente os níveis de LDL colesterol (colesterol ruim), consequentemente aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Mas atenção - algumas condições de saúde requerem maior moderação no consumo de café, como: hipertensão, úlcera, gastrite e osteoporose, além da insônia e nesse caso deve-se evitar o consumo durante a noite. Além disso, café compete com a absorção do cálcio e do ferro, dessa forma deve ser evitado logo após o almoço e o jantar, o recomendado é aguardar 1 hora.

   Para concluir, a dose saudável de café por dia deve estar entre 3 e 5 xícaras (pequenas), longe das principais refeições e de preferência preparado em filtro de papel e sem açúcar.

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272494418302615

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2686145

http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_print.asp?cod_noticia=1559

558 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Infiltração
bottom of page