A corrida é o esporte mais praticado do mundo, pois é um esporte versátil, relativamente barato e pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa (tanto por profissionais como por amadores).
Na minha rotina diária de consultório ortopédico, venho cada vez mais atendendo lesões relacionadas à corrida. Então resolvi fazer um blog onde irei abordar aos poucos as patologias mais comuns dos corredores, tendo a intenção de orientar o modo de prevenção de cada uma.
A corrida não é só um esporte de grande demanda energética/metabólica. Ela também apresenta um grande impacto nas estruturas osteo-musculares devido às forças de reação com o solo transmitida para a estrutura funcional do corredor durante o contato com o pé no solo. Essa força se propaga por todo o membro inferior até o tronco (podendo chegar a forças de cerca de 8 vezes o peso do individuo passando sobre o joelho), agravando-se ainda com as inúmeras repetições deste impacto em corridas de longas distâncias.
As lesões podem ocorrer devido a erros de treinamento, quando se ultrapassa o limite físico individual de cada corredor, ou quando o próprio treino ocorre de forma equivocada, (considerado como causas extrínsecas das lesões).
Já as causas intrínsecas são as relacionadas com o próprio corredor, com alterações anatômicas (como pés planos, genuvalgo) e/ou mecânicas (flexibilidade, composição corpórea, condicionamento cardiopulmonar).
Na prevenção das lesões, o profissional de educação física juntamento com o ortopedista tem que analisar cada atleta individualmente, procurando corrigir e ajustar as alterações que cada corredor possa ter.
Nos próximos posts irei comentar mais profundamente cada uma das causas, relacionado as patologias mais comuns em cada alteração e como podemos evitá-las.
Abaixo um pequeno resumo dos temas que serão abordados:
PRINICIPAIS CAUSAS DAS LESÕES NA CORRIDA
1) CAUSAS INTRÍNSECAS:
Anatômicas
Biomecânicas
2) CAUSAS INTRÍNSECAS:
Erros de treinamento
PRINCIPAIS LESÕES NA CORRIDA
Você pode receber informativos a respeito por email, cadastrando-o em nosso site, ou mesmo acompanhar em nossa página do facebook.
Fique a vontade em questionar ou comentar a respeito!!
Até mais,
Att
Dra. Stella de B. Apostolopoulos