top of page

Nosso Blog

  • Foto do escritorStella Apostolopoulos

Osteoporose - um problema que afetará a todos


A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, através da diminuição da entrada de Cálcio nos ossos, deixando-os mais frágeis e delicados, tornando-os mais sujeitos a fraturas. O Osso é uma estrutura viva, que está em diária remodelação, através da entrada e saída de cálcio. Diversos fatores vão alterar esse processo, tais como os hormônios, atividade física, alimentação, genética entre outros. Ao contrário do que muitos pensam, a osteoporose é uma doença que não apresenta muitos sintomas, esses normalmente aparecem quando acontecem consequências mais graves, isto é, uma fratura óssea. Os ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Assim, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente, levando a um processo de descalcificação dos ossos (afetando um homem para cada quatro mulheres).


Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna, o fêmur e o punho. Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur.

Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de 6 meses. Indivíduos mais susceptíveis: as mulheres, indivíduos de raça branca, pessoas magras e pequenas, que tiveram menopausa precoce, os fumantes e pessoas que utilizam corticóides por longo tempo.

A Densitometria Óssea esta indicada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens com 70 anos ou mais. A prevenção da osteoporose pode se dar através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio e vitamina D (especialmente presente nos laticínios, peixes e, em menor quantidade, nas verduras escuras).

Também através do exercício físico, que fortalece o esqueleto em todas as idades, e através da exposição ao sol (para conversão da Vitamina D na pele). O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.​

Caso você tenha dúvidas e possua alguns desses sintomas, peça ajuda de um profissional, procure um médico!!!

82 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Infiltração
bottom of page