top of page

Nosso Blog

  • Dr Tomimura

Puberdade precoce

Atualizado: 23 de set. de 2019


"Estou com medo de minha filha menstruar tão nova."

Essa é uma queixa frequente no consultório do endocrinologista. E essa queixa deve ser direcionada ao endocrinologista.Esse não é assunto do ginecologista. O pediatra certamente irá encaminhar ao endocrinologista.

Puberdade é a fase de desenvolvimento da criança em que ocorre além de um crescimento acelerado, o amadurecimento dos órgãos sexuais internos e externos.Puberdade é assunto do endocrinologista. Enfim, primeiro é importante saber que a menstruação não é o primeiro sinal da puberdade. Na menina, o primeiro sinal é o broto mamário, algo como um "carocinho" que fica atrás do mamilo. No menino, o primeiro sinal é um aumento de tamanho do testículo. Isto é mais difícil de perceber. O surgimento de pêlos no púbis ou nas axilas pode ser um sinal de puberdade mas às vezes não é.

Puberdade precoce

Para tirar esta dúvida, precisamos de alguns exames laboratoriais além de verificar os outros sinais físicos de puberdade. A maior preocupação no assunto puberdade precoce é o prejuízo na estatura final. A criança pode virar um adulto com altura abaixo do potencial familiar. A segunda preocupação é a adequação psicossocial.O tratamento geralmente é simples e com pouco chance de efeito colateral. No entanto, a indicação deve ser bem feita para não tratar quem não precisa e para beneficiar quem necessita.Isso tudo, só um endocrinologista que cuida de crianças pode fornecer.

303 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Infiltração
bottom of page