Afinal, o que é bullying?!
Bullying é o comportamento agressivo intencional que pode expressar de diversas maneiras (verbal, física, social e emocionalmente, em relacionamentos, pela internet, ou numa combinação de vários desses fatores).
O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão.
É gerada pelo desequilíbrio de poder e ocorre, repetidas vezes, durante um período de tempo.
Surge espontaneamente, não como reação a provocações, e possui modalidades diversas (uma criança começa a maltratar outras, um grupo de crianças se une para atacar uma terceira ou um grupo ataca outro).
As características mais comuns do bullying são a discriminação, a chacota, apelidos pejorativos, boatos, ameaças verbais, provocações, intimidaçã
o, isolamento ou exclusão e agressão física. Pode ocorrer em qualquer lugar, porem é ma
is comum em locais onde há poucos adultos para supervisionar, como ônibus, banheiros,
corredores, lanchonetes e pátios de escola. Também pode ocorrer quando crianças se reúnem para brincar em uma casa ou quintal e permanecem durante muitas horas sem a supervisão de um adulto.
As formas de agressão entre os alunos são das mais variadas e podem acontecer em quase todos os níveis da fase escolar, desde o primário até os últimos anos do ensino médio, por exemplo.
O bullying atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola!!
Uma boa maneira de imunizar seu filho aos ataques é conversar abertamente (desde cedo e com frequência) sobre o assunto, ler e explicar a ele o material publicado em artigos e livros, e até mesmo ensaiar situações que ele pode vir a enfrentar e mostrar como ele deve reagir.
(Deborah Carpeter e Christopher J .Ferguson, PHD.)
“Quando a criança e ou o adolescente se tornam vítimas de bullies precisamos, como pais e responsáveis perceber, que a autoestima, suas questões mais delicadas e emocionais não podem se tornar frágeis, a ponto de ocorrer um comprometimento na sua estrutura como um todo”. Infelizmente muitas vezes o bullying é praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima, ou seja, pelos seus próprios
familiares. Isso é muito ruim porque o importante para esse indivíduo é assegurar que em seu lar, ele encontre todo o amor e carinho, para poder se apoiar e conseguir sair desta situação superando-a.
É interessante incentivar novas amizades, para que ele possa confiar, podendo ter apoio e novos conselhos, diminuindo assim o impacto do bullying.
As pessoas agredidas pelo bullying apresentam alguns sintomas, como:
distúrbio do sono
problemas de estômago,
transtornos alimentares
irritabilidade
depressão
transtornos de ansiedade
dor de cabeça
falta de apetite,
pensamentos destrutivos, como desejo de morrer,
outros
Em muitos casos as vítimas recorrem a tratamentos psicológicos, como terapias para amenizar as marcas deixadas pela agressão. Fiquem alertas!!!! Busquem sempre um grande diálogo na relação com seu filho. Ouvir e acolher sempre em todos os momentos da vida.... Até breve.....