top of page

Nosso Blog

  • Foto do escritorStella Apostolopoulos

Infiltração Articular:

A infiltração intra-articular é um procedimento médico ambulatorial que permite a administração de medicamento de ação antiinflamatória dentro do espaço intra-articular através de uma injeção.


A Infiltração articular com ácido hialurônico, também chamada de viscossuplementação, é uma das principais e mais eficazes opções de tratamento da osteoartrite (dor e inflamação articular), principalmente em quadros de difícil resposta à medicação oral e demais tratamentos.



Trata-se de um procedimento muito seguro (usado há mais de 30 anos), rápido e pouco doloroso (como se fosse uma injeção comum), normalmente realizado no próprio consultório. A única exigência é a necessidade de repouso relativo após o procedimento (esportes de 24 a 48 horas somente).


O ácido hialurônico é um compontente natural da cartilagem e do líquido articular (sinovial), cuja função é de nutrir e proteger a articulação.

Com o passar da idade e com o processo inflamatório crônico, a quantidade de ácido hialurônico presente em nosso liquido sinovial vai diminuindo. Assim, sua reposição têm os seguintes benefícios:

  • Ação analgésica e antiinflamatória

  • Melhora da nutrição da cartilagem articular

  • Restauração da propriedade mecânica (fluído articular fica mais espesso)

  • Efeito biológico: diminuição das enzimas inflamatórias (citocinas) produzidas pela articulação inflamada

  • Retarda a perda da cartilagem

  • Tratamento da alta durabilidade: de 06 meses a 01 ano

Em casos de inflamação articular mais importante, podemos associar outras medicações no mesmo procedimento, mais frequentemente um corticóide.

Pode ser realizada em todas as articulações, mais utilizadas nas articulações de grande carga como joelhos, ombros e quadris. Além disso, também é usado para tratamento em tendões, epicondilites (mas aplica-se somente ao redor destes tendões).


Por ser um procedimento simples e com pouquíssima contra-indicação, podendo ser usado tanto em idosos como em atletas de alta performace, com finalidades de "rejuvenescer" a articulação e a de melhorar rendimento esportivo nos casos de dor por osteartrite.


Existem outros medicamentos / substâncias que também podem ser usadas para a proteção articular, como por exemplo: o ozônio, o plasma rico em plaquetas (PRP), células tronco mesenquemais (MSC), mas todos esses ainda possuem poucos estudos e seus níveis de evidências são semelhantes ao do ácido hialurônico.


RESUMINDO:

A infiltração de ácido hialúrônico é uma das melhores opções de tratamento para casos de osteoartrite (dores devido desgate articular), sendo quando bem indicado e realizado, um procedimento seguro e rápido, capaz de promover uma melhora importante da dor e qualidade de vida do paciente com osteoartrite.


Dra. Stella B. Apostolopoulos

CRM: 105557 - SP Ortopedista e Traumatologista

Especialização em Cirurgias do Joelho






83 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Infiltração
bottom of page